sábado, 29 de maio de 2010

Capítulos 5, 6 e 7


E nossa leitura prossegue...

Capítulo 5 - Silence land
* Este capítulo traz informações perturbadores a respeito do comportamento das pessoas em relação à Internet. Explique essas informações com trechos do livro. Depois, dê sua opinião sobre tais comportamentos.

Capítulo 6 - Visitas
1 - Os "adultos" encontram uma maneira de driblar a falta dos telefones e dos celulares. Explique que solução foi essa e também opine: será que esta atitude resolveria a situação? Por quê?

2 - Neste capítulo Danilo vai à casa de Mauro. Responda:
a) como é a família de Mauro?
b) como Mauro está enfrentando a situação?

3 - "Devia ter contado ao Mauro sobre as reuniões que estão rolando lá em casa. Ele ia rachar de rir. Pessoas que eu via uma vez por ano, como minha tia, agora estão lá toda tarde, alguns dias chorando no sofá da sala, noutros, com a imagem de São Zacarias no colo. São Zacarias é o protetor dos mudos e, segundo minha tia, em tempos assim, é a ele que devemos recorrer. É um velhinho de barba branca e trajes bíblicos. Sandálias de couro. Um velhinho tipo gente boa. Suponho que em vida foi
mudo, assim como eu tenho sido durante a maior parte da minha vida."
*Considere o texto e explique o porquê das últimas palavras de Danilo:

4 - "Queria ter perguntado ao Mauro se ele se sente sozinho. Se ele não sente falta dos amigos do Orkut que a gente nunca mais viu, que não sabemos onde estão, como estão. Queria que ele dissesse que foi legal eu ter aparecido por lá e que minha visita significou alguma coisa para ele. (...) Não tenho pretexto pra disfarçar o fato de ter sentido vontade de estar perto dele, um amigo, pessoa de carne e osso. Sei lá o que ele achou de eu ter ido lá. Não devia ter ido. Não volto mais."
* Calma, o Danilo não é EMO e muito menos HOMO!!!!!hahahahahahaa. Mas, considere as palavras dele, no contexto do livro. O que elas representam? Explique sua resposta.

Capítulo 7 - Contato
1 - O título se justifica por dois fatos: quais?

2 - O que vocês me dizem sobre a carta bombástica do Mauro??? Quero que vocês registrem todas as suas impressões!!!!


Muito bem, até aqui, temos vencido!!!!!
Uma maravilhosa noite a todos!!!


34 comentários:

  1. Capítulo 5:

    1) "Se eu tiver coragem, talvez no final imprima
    e vá atrás de uma lan-house em busca de espaço na parede" , "No começo, ela cobrava uma diária de três reais. Seu blog ficava na parede por doze horas. Mas isso não funcionou. Logo percebram que é muito tempo para um blog ficar ali, sem atualização, durante doze horas direto; ocupando espaço enquanto uma fila de pessoas quer "postar" desesperadamente", "O primeiro que leio é de uma menina que não consegue mais falar com sua melhor amiga virtual. Não sabe onde ela mora, não tem seu telefone, nem mesmo sabe seu nome completo".
    Acho que esses trechos são os que descrevem melhor esse capítulo, pois mostra o desespero das pessoas por ficar sem internet. Lan Houses, ao invés de computadores agora, serviam para postar blogs nas paredes, as pessoas pagavam por hora, apenas por um papel colado na parede, onde muitas pessoas "viciadas" em internet liam, e olha que não são poucas. Se um ocorresse colapso, não seria muito difícil de isso acontecer. O mundo e as pessoas de hoje em dia estão muito ligados à todo tipo de tecnologia e o mundi sofreria muito com um grande colapso.

    Capítulo 6 :

    1) Na verdade, criaram um tipo de comunidade, onde todos ficavam reunidos, na maioria das vezes na casa de Mauro, mas não eram seus amigos e sim os da mãe dele. Conversam sobre diversos assuntos, e quando se fala em compartilhar, sua tia se desmancha em lágrimas. Contam também sobre sua vida pessoal. Sua casa era um "ponto de encontro", onde todos estavam abituados a ir às 6 da tarde todos os dias, aquela casa já havia virado um centro cultural. Aquelas pessoas, quando eram visitas respeitavam mais os que habitavam lá, porém, agora, Danilo já é como se fosse um garçom, obedecia às ordens daquelas pessoas que mal sabia quem eram. Acho que sim, resolveria um pouco a situação, pois haveria mais o contato pessoal e não apenas o virtual.

    2-a) Sempre quando Danilo vai lá, vê apenas a irmã de Mauro sentada no sofá com seu namorado, agora de seus pais não sabe nada, até mesmo porque seu amigo quase não fala, apenas vive no computador jogando. Outro dia , Danilo viu a foto de um casal na sala de Mauro, pensou que era seus pais, mesmo não havendo nenhuma foto com seu filho. Danilo descreve o homem da foto, como parecendo Bill Gates, todo pimpão e a mulher está com a boca escancarada.

    b) Mauro é aquela pessoa independente, não importa o que aconteça no mundo, ele segue sem abalos, seu humor nunca muda. Ele é uma pessoa apática , que até esse capítulo, não demonstra seus sentimentos e quase não fala, nem se levanta de sua cadeira, que se posiciona em frente ao computador. Não está ligando mundo pra esse colapso, pois tudo o que ele precisa pra sobreviver são jogos e mais jogos.

    Juliana Gimenes de Moraes, 17, 8 C

    ResponderExcluir
  2. 3) Nesse trecho destacado, Danilo começa a se reconhecer, percebendo que na verdade ele vive mudo no "mundo real", só é uma pessoa alegre e divertida no "mundo virtual", com pessoas que ele não conhece, aliás, daqueles adicionados no MSN , amigo de verdade ele só tem 1, que é Mauro. Ele deveria se comunicar mais com aquelas pessoas de carne e osso, com quem ele convive diariamente.

    4) Nessa parte, Danilo começa a ficar carente, precisando de um amigo para desabafar. Mas Mauro, também é aquela pessoa viciada em jogos, em computadores e nunca conversa com ele, apenas fala pra ele puxar uma cadeira e ficar jogando com ele. Com certeza Danilo não é HOMO, está apenas demonstrando seus sentimentos , como qualquer pessoa normal. Ele tem vergonha de perguntar ao amigo sobre qualquer assunto que seja, mas já já veremos que isso irá mudar.

    Capítulo 7:

    1) Primeiramente por seus pais, ocupados do jeito que são, entrarem no quarto dele e começarem a conversar sobre diversos assuntos, até mesmo seu pai cantava de manhã pra ele acordar. Sua mãe então, chega no seu quarto e pede um espacinho na cama onde ela possa compartilhar o assunto que está ocorrendo entre ele e seu pai, isso pra ele foi o máximo, porque nunca havia acontecido isso , uma família finalmente unida.
    O segunda fato foi quando Mauro deixou uma carta pra ele contando praticamente tudo de sua vida, quem eram seus pais, onde estavam, até revelou seu grande amor virtual por Raquel, a menina que ficava conversando toda noite até as 6:00 da manhã. Revelou também que havia o seguido o caminho todo de volta pra casa, onde o ficou observando. Mauro, dessa vez, realmente expôs seus sentimentos como nunca fizera antes.

    2) Na realidade achei uma carta muito bombástica mesmo, onde ele abria sua vida para Danilo. Achei até um pouco pesada pra nossa idade (kkk), pois ele fala que nem joga mais e só fica conversando com uma menina na webcam, um namoro virtual, e se ele comentasse sobre isso, tudo aquilo estaria terminado. Ele a ficava observando dormir até de manhã, e por isso, teve que começar a tomar guaraná em pó com energético para aguentar ficar acordado o dia inteiro. Falou também sobre seus pais, que já havia um tempo que não os via, pois estavam no Rio de Janeiro no dia do colapso, e com esse caos que afetou até as empresas aéreas, ficaria mais difícil eles retornarem. Disse que por esse fato , chorava toda a noite feito um bebê. Mauro realmente se expôs , e emtão à partir daí, podemos perceber que por trás desse menino ápatico e sem vida - como demonstrava ser - era sensível e amigável.

    Nome: Juliana Gimenes de Moraes
    Número: 17
    Série: 8 C

    ResponderExcluir
  3. Capítulo 5

    Ex: 1
    "Sendo que não há nada mais constrangedor que ler o blog tendo o autor ali, vendo que você está no blog dele."
    "Na verdade eu não sei o que é pior: ler o blog de alguém na cara da pessoa ou ver a cara das pessoas que leem seu blog."

    É impressionante como é difícil para eles ver a cara da pessoa que geralmente é seu amigo na internet, ou que segue seu blog quase todo dia, com medo de ser julgado. O medo da pessoa de conhecer a outra é grande, devido a algumas mentirinhas sobre a vida pessoal que geralmente ocorre nesse tipo de coisa.

    Capítulo 6:

    Ex. 1: Geravam reuniões na casa das pessoas que moram na vizinhança, onde no texto aparece somente as reuniões na casa de Danilo, mas com certeza devia haver também em outras casas. Talvez sim, deve se ver também o psicológico da pessoa, que as vezes pode ficar "mudo", quando no celular é um "papagaio", e ajudar em nada, assim como outros moradores poderiam ser sociáveis, então se resolvem para uns, e não para outros.

    Ex 2:

    a) Não se sabe muita coisa. Apenas de Mauro, que pode se considerar um "super" viciado, que não sai do computador por nada. Danilo nunca viu os pais deles, apenas um retrato que parecia ser deles, apesar de nunca terem tirado uma foto com o filho deles. Na foto aparecia um homem "todo pimpão" e a mulher com a boca escancarada.

    b) Está levando a vida normalmente, sem se importar com o que acontece lá fora. Com seus inúmeros jogos em seu computador, e a pouquíssima conversa que tinha com seus amigos, sem comunicação seria como nada, para ele, já que ele nem liga para isso.

    Ex 3:

    Ele percebe que só consegue se comunicar e ser uma pessoa legal pelo computador, e na vida real, frente a frente com as pessoas, ele é como uma pessoa muda. A única pessoa com quem fala é Mauro, ou melhor, só cumprimenta no máxico com um "oi", e já começam a jogar no computador, sem falar nada.

    Ex 4:

    Que quando ele ficou sem a comunicação via internet, ele ficou sem seus amigos virtuais, e não conseguia se comunicar com ninguém sem isso. Ele estava desesperado, sem ninguém para desabafar, ficando assim com esse sentimento de desespero.

    Capítulo 7

    Ex 1:

    Porque finalmente Mauro desabafa com Danilo, mandando uma carta bombástica, e antes de ler, estava finalmente conversando com seus pais (Danilo) juntos.

    Ex 2:

    Realmente foi bombástica, não por ele ter seguido Danilo, e sim pelas outras revelações. A primeira, é que Mauro estava apaixonado. Era difícil de acreditar, pois do jeito que ele ficava só no computador, parecia que ele nem pensava em arranjar uma garota. Mas ele estava apaixonado mesmo. Era por Raquel, uma menina que ele admirava muito os seios (parei) e que ficavam toda hora conversando. Mauro estava "hipnotizado" pela garota, mas não era muito improvável que a garota só queria provocar o garoto, pelo fato de ela terminar com ele se eles se conhecerem pessoalmente, entre outros. Outro espanto era que Mauro era sensível e se importava de verdade com seus pais, que viajaram para Rio de Janeiro e não voltaram mais depois do calapso. Ele estava preocupado e chorava à noite. Chorar pelos seus pais... Realmente Mauro tinha uma realidade escondida e super diferente.

    Leonardo Luiz Luqui n° 20 8ª C

    Professora, você não postou as perguntas no outro blog, dê uma olhada.

    ResponderExcluir
  4. Capítulo 5:

    1) "Se eu tiver coragem, talvez no final imprima
    e vá atrás de uma lan-house em busca de espaço na parede" , "No começo, ela cobrava uma diária de três reais. Seu blog ficava na parede por doze horas. Mas isso não funcionou. Logo percebram que é muito tempo para um blog ficar ali, sem atualização, durante doze horas direto; ocupando espaço enquanto uma fila de pessoas quer "postar" desesperadamente", "O primeiro que leio é de uma menina que não consegue mais falar com sua melhor amiga virtual. Não sabe onde ela mora, não tem seu telefone, nem mesmo sabe seu nome completo".
    Acho que esses trechos são os que descrevem melhor esse capítulo, pois mostra o desespero das pessoas por ficar sem internet. Lan Houses, ao invés de computadores agora, serviam para postar blogs nas paredes, as pessoas pagavam por hora, apenas por um papel colado na parede, onde muitas pessoas "viciadas" em internet liam, e olha que não são poucas. Se um ocorresse colapso, não seria muito difícil de isso acontecer. O mundo e as pessoas de hoje em dia estão muito ligados à todo tipo de tecnologia e o mundi sofreria muito com um grande colapso.

    Capítulo 6 :

    1) Na verdade, criaram um tipo de comunidade, onde todos ficavam reunidos, na maioria das vezes na casa de Mauro, mas não eram seus amigos e sim os da mãe dele. Conversam sobre diversos assuntos, e quando se fala em compartilhar, sua tia se desmancha em lágrimas. Contam também sobre sua vida pessoal. Sua casa era um "ponto de encontro", onde todos estavam abituados a ir às 6 da tarde todos os dias, aquela casa já havia virado um centro cultural. Aquelas pessoas, quando eram visitas respeitavam mais os que habitavam lá, porém, agora, Danilo já é como se fosse um garçom, obedecia às ordens daquelas pessoas que mal sabia quem eram. Acho que sim, resolveria um pouco a situação, pois haveria mais o contato pessoal e não apenas o virtual.

    2-a) Sempre quando Danilo vai lá, vê apenas a irmã de Mauro sentada no sofá com seu namorado, agora de seus pais não sabe nada, até mesmo porque seu amigo quase não fala, apenas vive no computador jogando. Outro dia , Danilo viu a foto de um casal na sala de Mauro, pensou que era seus pais, mesmo não havendo nenhuma foto com seu filho. Danilo descreve o homem da foto, como parecendo Bill Gates, todo pimpão e a mulher está com a boca escancarada.

    b) Mauro é aquela pessoa independente, não importa o que aconteça no mundo, ele segue sem abalos, seu humor nunca muda. Ele é uma pessoa apática , que até esse capítulo, não demonstra seus sentimentos e quase não fala, nem se levanta de sua cadeira, que se posiciona em frente ao computador. Não está ligando mundo pra esse colapso, pois tudo o que ele precisa pra sobreviver são jogos e mais jogos.


    Henrique Ferreira e Silva
    n°15
    8ª A

    ResponderExcluir
  5. Capítulo 7:

    1) Primeiramente por seus pais, ocupados do jeito que são, entrarem no quarto dele e começarem a conversar sobre diversos assuntos, até mesmo seu pai cantava de manhã pra ele acordar. Sua mãe então, chega no seu quarto e pede um espacinho na cama onde ela possa compartilhar o assunto que está ocorrendo entre ele e seu pai, isso pra ele foi o máximo, porque nunca havia acontecido isso , uma família finalmente unida.
    O segunda fato foi quando Mauro deixou uma carta pra ele contando praticamente tudo de sua vida, quem eram seus pais, onde estavam, até revelou seu grande amor virtual por Raquel, a menina que ficava conversando toda noite até as 6:00 da manhã. Revelou também que havia o seguido o caminho todo de volta pra casa, onde o ficou observando. Mauro, dessa vez, realmente expôs seus sentimentos como nunca fizera antes.

    2) Na realidade achei uma carta muito bombástica mesmo, onde ele abria sua vida para Danilo. Achei até um pouco pesada pra nossa idade (kkk), pois ele fala que nem joga mais e só fica conversando com uma menina na webcam, um namoro virtual, e se ele comentasse sobre isso, tudo aquilo estaria terminado. Ele a ficava observando dormir até de manhã, e por isso, teve que começar a tomar guaraná em pó com energético para aguentar ficar acordado o dia inteiro. Falou também sobre seus pais, que já havia um tempo que não os via, pois estavam no Rio de Janeiro no dia do colapso, e com esse caos que afetou até as empresas aéreas, ficaria mais difícil eles retornarem. Disse que por esse fato , chorava toda a noite feito um bebê. Mauro realmente se expôs , e emtão à partir daí, podemos perceber que por trás desse menino ápatico e sem vida - como demonstrava ser - era sensível e amigável.



    Henrique Ferreira e Silva
    n°15
    8ª A

    ResponderExcluir
  6. Capítulo 5:

    1)"É isso o que elas viraram: entrepostos de blogueiros desconectados, ilhas de comunicação em um mundo debilitado";"Não sabe onde ela mora, não tem seu telefone, nem mesmo seu nome completo. As duas tem oito anos de idade.(...)Na seção de comentários, tem uma da própria mãe.'Por favor, ajude a Carol. Faça um xerox desse post e leve-o com você. Espalhe esse pedido. Minha filha perdeu a melhor amiga e talvez você possa nos ajudar.'". As pessoas com a falta de um meio de comunicação habitual, buscam desesperadamente algo que se aproxime o maximo possivel de tal meio, no caso as pessoas acharam uma forma de se "relacionar" através de pedaços de papéis na parede. No caso da menina é perturbante imaginar que algo como esse possa e ocorre.

    Capítulo 6:

    1)Eles organizaram reuniões diárias, sempre no mesmo lugar e hora, para compartilhar informações ou algo que tenham conseguido comprar. Essa medida poderia até ser util por um certo periodo de tempo, pequeno, pois depois de certo tempo tudo ficaria mais dificil e cada um teria que se esforçar mais, não sendo possivel resolver com reuniões diárias.

    2)a)O livro não expõem muito a familia de Mauro, mas pelo que podemos perceber não é uma familia muito unida, Mauro em seu quarto, isolado do mundo lá fora, sua irmã aparentemente sempre está com suas amigas e os pais parecem ser ausentes.

    b)Bem, como é muito calado e fechado, não expressa sorimento em relação ao colapso, parece como sempre estar passando seus dias normalmente, sem se preocupar com o resto do mundo.

    3)Danilo agora com a falta da internet, percebe como era dependente desse meio de comunicação e como isso afetou sua vida social, mesmo tendo seus 730 amigos no Orkut, não sabia falar com alguem de "verdade", sempre foi "mudo" em relação a relacionamentos ao vivo.

    4)Representam que na falta de seus "falsos" amigos a nescessidade de encontrar os "verdadeiros" e perceber que alguem de verdade se importa com você e importante.

    Capítulo 7:

    1)Pelo contato que Danilo começou a estabelecer com seus pais e tambem o contato com Mauro, que enviou uma carta para Danilo após segui-lo no outro dia.

    2)Quando comecei a ler fiquei assustado, até pensei que poderia ser uma brincadeira de alguem, ou até do próprio Mauro, mas quando percebi que era verdade, comecei a refletir e percebi que isso provavelmente não seja muito incomum, não só entre adolescentes mais tambem entre adultos, e até mesmo para a prática de crimes. Mas em relação a Maruo fiquei mais surpreso, por ser uma menino quieto e "timido" até então, não imaginava uma revelação desse tipo. Tambem por mostrar seu lado mais sensivel e seu medo em relação aos pais, que mesmo não demonstrando amava muito, e estava preocupado por estarem longe a um tempo.

    Rodolfo 8ªA.

    ResponderExcluir
  7. Capitulo 5 -
    "Sendo que não há nada mais constrangedor que ler o blog tendo o autor ali, vendo que você está no blog dele."
    "Na verdade eu não sei o que é pior: ler o blog de alguém na cara da pessoa ou ver a cara das pessoas que leem seu blog."
    "Se eu tiver coragem, talvez no final imprima
    e vá atrás de uma lan-house em busca de espaço na parede."

    Eu acho que para quem é muito viciado tem esse tipo de comportamento, eu amo demais minha intenet , mas não teria esse tipo de comportamento , acho muito caotico para a situação.

    Capitulo 6 -
    1- Eles começaram a se reunir na mesma hora e no mesmo local , todos os dias ! Essas "reuniões" aconteciam na casa de Danilo , com os amigos de sua mãe. Acho que resolveria uma certa parte do caos , porque como o Danilo mesmo disse , ele tem amigos que nem sabem onde ele mora !

    2-a) A até esses capitulos não há tantos detalhes da familia de Mauro , mas deixa parecer que eles são bem ligados , pois Mauro chora a noite de saudades dos pais deles.
    b)Ele continua jogando seus jogos , pois ela não era muito de jogar on-line , então para ele é um simples problema de comunicação , acho que ele só sente falta do seu "namoro virtual".

    3-Ele quer dizer que não tem se comunicado com as pessoas direito , leva uma vida muito calado , ou seja , "mudo".

    4- Ele nesse momento estava sentido , saudades , sim, porque Mauro era seu unico amigo de carne e osso , e pelo mesmo motivo que ela ficou feliz de ter ido ver Mauro , ele gostaria que Mauro tambem ficasse feliz pela visita .

    Capitulo 7 -
    5-Primeiro pelo contanto com seus pais , que o livro nós deixa a entender que nunca ocorreu daquela forma . Pois seu pai estava sempre trabalhando e sua mãe com seus clientes, Danilo pareceu ficar constrangido com a situação . Segundo pelo contado com Mauro , a carta , onde Mauro revela seus segredos, como o namoro virtual , onde ela fala sobre seus pais , entre outras coisas .

    6-Eu achei uma reação inesperada. Mauro um menino super ligado a internet expondo desse jeito seus sentimentos, eu pelo menos não faria isso . No inicio estava até dando risadas , mas depois começei a me assustar , pois Mauro ficou viciado em Raquel , realmente viciado , ele não dormia só para observar a menina , depois Raquel começou a dar uma de mandona , impondo regras e tals.

    Laryssa C. nº 21 8ªA

    ResponderExcluir
  8. 1) "Se eu tiver coragem, talvez no final imprima
    e vá atrás de uma lan-house em busca de espaço na parede" , "No começo, ela cobrava uma diária de três reais. Seu blog ficava na parede por doze horas. Mas isso não funcionou. Logo percebram que é muito tempo para um blog ficar ali, sem atualização, durante doze horas direto; ocupando espaço enquanto uma fila de pessoas quer "postar" desesperadamente", "O primeiro que leio é de uma menina que não consegue mais falar com sua melhor amiga virtual. Não sabe onde ela mora, não tem seu telefone, nem mesmo sabe seu nome completo".
    Acho que esses trechos são os que descrevem melhor esse capítulo, pois mostra o desespero das pessoas por ficar sem internet. Lan Houses, ao invés de computadores agora, serviam para postar blogs nas paredes, as pessoas pagavam por hora, apenas por um papel colado na parede, onde muitas pessoas "viciadas" em internet liam, e olha que não são poucas. Se um ocorresse colapso, não seria muito difícil de isso acontecer. O mundo e as pessoas de hoje em dia estão muito ligados à todo tipo de tecnologia e o mundi sofreria muito com um grande colapso.

    Capítulo 6 :

    1) Na verdade, criaram um tipo de comunidade, onde todos ficavam reunidos, na maioria das vezes na casa de Mauro, mas não eram seus amigos e sim os da mãe dele. Conversam sobre diversos assuntos, e quando se fala em compartilhar, sua tia se desmancha em lágrimas. Contam também sobre sua vida pessoal. Sua casa era um "ponto de encontro", onde todos estavam abituados a ir às 6 da tarde todos os dias, aquela casa já havia virado um centro cultural. Aquelas pessoas, quando eram visitas respeitavam mais os que habitavam lá, porém, agora, Danilo já é como se fosse um garçom, obedecia às ordens daquelas pessoas que mal sabia quem eram. Acho que sim, resolveria um pouco a situação, pois haveria mais o contato pessoal e não apenas o virtual.

    2-a) Sempre quando Danilo vai lá, vê apenas a irmã de Mauro sentada no sofá com seu namorado, agora de seus pais não sabe nada, até mesmo porque seu amigo quase não fala, apenas vive no computador jogando. Outro dia , Danilo viu a foto de um casal na sala de Mauro, pensou que era seus pais, mesmo não havendo nenhuma foto com seu filho. Danilo descreve o homem da foto, como parecendo Bill Gates, todo pimpão e a mulher está com a boca escancarada.

    b) Mauro é aquela pessoa independente, não importa o que aconteça no mundo, ele segue sem abalos, seu humor nunca muda. Ele é uma pessoa apática , que até esse capítulo, não demonstra seus sentimentos e quase não fala, nem se levanta de sua cadeira, que se posiciona em frente ao computador. Não está ligando mundo pra esse colapso, pois tudo o que ele precisa pra sobreviver são jogos e mais jogos.

    ResponderExcluir
  9. 1) "Se eu tiver coragem, talvez no final imprima
    e vá atrás de uma lan-house em busca de espaço na parede" , "No começo, ela cobrava uma diária de três reais. Seu blog ficava na parede por doze horas. Mas isso não funcionou. Logo percebram que é muito tempo para um blog ficar ali, sem atualização, durante doze horas direto; ocupando espaço enquanto uma fila de pessoas quer "postar" desesperadamente", "O primeiro que leio é de uma menina que não consegue mais falar com sua melhor amiga virtual. Não sabe onde ela mora, não tem seu telefone, nem mesmo sabe seu nome completo".
    Acho que esses trechos são os que descrevem melhor esse capítulo, pois mostra o desespero das pessoas por ficar sem internet. Lan Houses, ao invés de computadores agora, serviam para postar blogs nas paredes, as pessoas pagavam por hora, apenas por um papel colado na parede, onde muitas pessoas "viciadas" em internet liam, e olha que não são poucas. Se um ocorresse colapso, não seria muito difícil de isso acontecer. O mundo e as pessoas de hoje em dia estão muito ligados à todo tipo de tecnologia e o mundi sofreria muito com um grande colapso.

    capitulo 6


    1)Eles organizaram reuniões diárias, sempre no mesmo lugar e hora, para compartilhar informações ou algo que tenham conseguido comprar.
    2)a)
    Sempre quando Danilo vai lá, vê apenas a irmã de Mauro sentada no sofá com seu namorado, agora de seus pais não sabe nada, até mesmo porque seu amigo quase não fala, apenas vive no computador jogando. Outro dia , Danilo viu a foto de um casal na sala de Mauro, pensou que era seus pais, mesmo não havendo nenhuma foto com seu filho. Danilo descreve o homem da foto, como parecendo Bill Gates, todo pimpão e a mulher está com a boca escancarada.

    2)b)

    Mauro é aquela pessoa independente, não importa o que aconteça no mundo, ele segue sem abalos, seu humor nunca muda. Ele é uma pessoa apática , que até esse capítulo, não demonstra seus sentimentos e quase não fala, nem se levanta de sua cadeira, que se posiciona em frente ao computador. Não está ligando mundo pra esse colapso, pois tudo o que ele precisa pra sobreviver são jogos e mais jogos.

    Capitulo 7

    1)a) Primeiramente por seus pais, ocupados do jeito que são, entrarem no quarto dele e começarem a conversar sobre diversos assuntos, até mesmo seu pai cantava de manhã pra ele acordar. Sua mãe então, chega no seu quarto e pede um espacinho na cama onde ela possa compartilhar o assunto que está ocorrendo entre ele e seu pai, isso pra ele foi o máximo, porque nunca havia acontecido isso , uma família finalmente unida.
    O segunda fato foi quando Mauro deixou uma carta pra ele contando praticamente tudo de sua vida, quem eram seus pais, onde estavam, até revelou seu grande amor virtual por Raquel, a menina que ficava conversando toda noite até as 6:00 da manhã. Revelou também que havia o seguido o caminho todo de volta pra casa, onde o ficou observando. Mauro, dessa vez, realmente expôs seus sentimentos como nunca fizera antes.

    2)b)
    Realmente foi bombástica, não por ele ter seguido Danilo, e sim pelas outras revelações. A primeira, é que Mauro estava apaixonado. Era difícil de acreditar, pois do jeito que ele ficava só no computador, parecia que ele nem pensava em arranjar uma garota. Mas ele estava apaixonado mesmo. Era por Raquel, uma menina que ele admirava muito os seios (parei) e que ficavam toda hora conversando. Mauro estava "hipnotizado" pela garota, mas não era muito improvável que a garota só queria provocar o garoto, pelo fato de ela terminar com ele se eles se conhecerem pessoalmente, entre outros. Outro espanto era que Mauro era sensível e se importava de verdade com seus pais, que viajaram para Rio de Janeiro e não voltaram mais depois do calapso. Ele estava preocupado e chorava à noite. Chorar pelos seus pais... Realmente Mauro tinha uma realidade escondida e super diferente.

    Lucas Eduardo nº 23 8ª A

    ResponderExcluir
  10. Cápitulo 5.

    1) "Sendo que não há nada mais constrangedor que ler o blog tendo o autor ali, vendo que você está no blog dele.""Na verdade eu não sei o que é pior: ler o blog de alguém na cara da pessoa ou ver a cara das pessoas que leem seu blog."

    Pra eles ver o rosto de quem você conversa todo dia pela internet é estranho e causa vergonha.

    Cápitulo 6.

    1) Eles se juntavam na casa de Danilo as 6 hrs todo dia numa espécie de comunidade em que eles dividiam o que conseguiam entre eles. Resolve de imediato para que não falte algumas coisas mas com o passar do tempo não adiantaria nada além do contato.

    2a) A Família de Mauro é bem dispersa, os pais viajam sem deixar ninguém com os filhos, a irmã de Mauro chama os amigos e juntos eles bebem tequila, etc...
    2b) Mauro fica o dia inteiro no computador jogando jogos.

    3) Ele só se comunica pela internet assim não fala mais com seus familiares e no sentido figurado está mudo faz tempo.

    4) O menino ficava o dia inteiro na internet e com o ocorrido ele ficava mais tempo em casa e assim arranjou tempo para ir a casa do Mauro, lá ele achou legal pois podia ver amigos de carne e osso coisa que ele não fazia antes.

    Cápitulo 7.

    1) O fato dos pais de Danilo finalmente estarem se entendo com ele, e a carta que Mauro mandou para Danilo contando sobre sua família e sobre suas safadezas pela internet saopksakop' -N.

    2) Bom o menino devia ta bem eufórico na hora de escreve, ele falou de praticamente tudo em até poucas páginas, deve ter sido bem estranho receber afinal aquilo tava pareçendo realmente uma conversa virtual. \Õ/

    ResponderExcluir
  11. Capitulo 5 :

    "Sendo que não há nada mais constrangedor que ler o blog tendo o autor ali, vendo que você está no blog dele." , "Na verdade eu não sei o que é pior: ler o blog de alguém na cara da pessoa ou ver a cara das pessoas que leem seu blog." e "Se eu tiver coragem, talvez no final imprima e vá atrás de uma lan-house em busca de espaço na parede."

    Acho que descreve melhor esse capitulo porque mostra o dessespero do "viciados". Eu ficaria loka sem internet, so que nao a esse ponto.

    Capitulo 6

    1- Os pais do danilo reunia seus amigos diariamente. Eles falavam sobre tudo. Comecou virar rotina e ele nao gostava disso. Ele dizia que nao parecia mais a casa dele, mas sim um centro cultural, aonde a cidade inteira ia pra saber das noticias.
    Acho que ajuda, porque se acontecer alguma coisa ruim todos ficam sabendo. melhora a comunicacao enter as pessoas.

    2 a - O livro fala pouco sobre a familia do Mauro, mas da pra perseber que eles nao sao muito unidos. A irma dele esta sempre com o namorado no sofa e os pais nunca estao. Eles nao conversam sobre a familia.

    b- O Danilo achava que o Mauro era o tipo de pessoa que o humor nao muda, independente do que acontece, imuni a trajedias. Depois que o Danilo foi embora o Mauro escreveu uma carta que falava tudo que ele sentia. Falava sobre o medo, a inseguranca e ate segredos. So assim pro Danile perseber os verdadeiros sentimentos do amigo. Mauro fica sentado o dia inteiro olhando a tela desligada do computador.

    3- Ele nao se comunica direito com pessoas a nao ser que estejam atraz da tela do computador.

    4- Ele sente falta de pessoas de "carne e osso", algo que nunca tinha acontecido antes. Danilo quer que o Mauro sinta a mesma alegria que ele sentiu ao ve-lo. Ele estava triste e com saudades do seu unico amigo verdadeiro.
    Capitulo 7

    5- Por finalmente se intender com seus pais(algo que ate esse ponto, nao avia acontecido) e pelo contato com o Mauro .

    6- Bombastica... muito bombastica!! Asustei na hora quando eu comecei a ler. O Mauro parecia ser uma pessoa tao certinha. Eh, aparencias enganam. No comeco, era engrasado, a maneira que ele descrevia a situacao, mais depois deu MEDINHO! Ele tava viciado. Em relacao a expressar seus sentimentos, eu acho que foi bom pra ele. Uma pessoa muito fechada pode ter problemas mais pra frente. Nao sei se me expresaria da mesma fora, mas falaria tudo que estivesse em minha mente.


    Geovanna Coelho nº 14 8ªA

    ResponderExcluir
  12. CAPÍTULO 5
    1) "Continuo em frente ao computador, digitando feito louco. Estou aqui há três horas, escrevendo num word estéril, falando com as paredes."
    "Se eu tiver coragem, talvez no final imprima
    e vá atrás de uma lan-house em busca de espaço na parede."
    "No começo, ela cobrava uma diária de três reais. Seu blog ficava na parede por doze horas. Mas isso não funcionou."
    Na minha opinião essas palavras dizem como as pessoas no mundo moderno, ou da internet, vivem sem a internet, pois tudo gira sobre isso.

    CAPÍTULO 6
    1) Eles tinham criado um grupo que se reunia todos os dias em um local, no caso a casa de Danilo, onde conversam sobre muitas coisas. Essa atitude não poderia resolver completamente a situação, mas poderia aproximar mais as pessoas, incentivando-as a usar menos a internet.

    2)a] Quando Danilo ia na casa de Mauro ele apenas via sua irmã com seu namorado no sofá, nunca viu seus pais, só olhou um retrato dos pais do Mauro, que não se pareciam nada com ele.
    b] Mauro não está com muitos problemas sobre a situação, pois tem vários jogos onde pode se desligar do mundo, sem ao menos se importar de conversar com alguém.

    3) Danilo se acha mudo no mundo real, conseguindo se comunicar com as pessoas apenas no mundo da internet. E a unica pessoa com quem ele se fala é Mauro, mas mal conversam e já começam a jogar.

    4) Danilo estava sem seus amigos da internet, ficando sem se comunicar com alguém. Percebendo que precisava desabafar com alguém, ele não tinha com que falar ficando em um estado de desespero.

    CAPÍTULO 7
    1) Pelo fato de Mauro ter contado tudo para o Danilo, mandando uma carta inacreditável, e por finalmente ter conversado com seus pais.

    2)Quando Danilo começou a ler ele já não acreditava, pelo fato de Mauro estar apaixonado, um menino que só vive jogando no computador apaixonado, isso seria impossível. Mauro contou que para a menina, Raquel, satisfazer a paixão de Mauro teclava apenas de sutiã. Mas a menina apenas queria "brincar" com Mauro, pois se eles se conhecessem pessoalmente ela iria terminar a "relação" que tinham. Mauro já estava se preocupando com seus pais, pois eles estavam no Rio de Janeiro a muito tempo, sem nenhuma informação, e isso fazia com que Mauro chorasse toda noite por seus pais.

    Júlio Alberto Moreira, nº20, 8ª A

    ResponderExcluir
  13. Capitulo 5

    "Sendo que não há nada mais constrangedor que ler o blog tendo o autor ali, vendo que você está no blog dele."
    "Na verdade eu não sei o que é pior: ler o blog de alguém na cara da pessoa ou ver a cara das pessoas que leem seu blog."
    "Se eu tiver coragem, talvez no final imprima
    e vá atrás de uma lan-house em busca de espaço na parede."


    1-Esta parte do livro, mostra como ele ficou aflito e muito desesperado sem internet, como sem ela sua vida não é a mesma.Principalmente pra quem ama e é viciado em navegar na internet.

    Capitulo 6

    1-Eles começaram a se reunir na casa de Danilo. Para contar as : noticias ,as ultimas informações.Eu acho que com isto, ajudaria muito, as pessoas ficarem informadas sobre o que estava acontecendo mais rápido.

    2- A familia do Mauro pelo livro parece não ser muito unida ,pois seus pais sempre estão fora viajando ,e sua irmã só fica com seu namorado e seus amigos .E Mauro embora seus problemas está sempre de bom humor, sempre jogando no computador .

    3- Ele não se comunica com as pessoas direito, fala mais pela internet mesmo, por preferência assim ele se expressa melhor .

    4-Ele gostou de ir a casa do Mauro, pois assim ele matou a saudade que sentia de seu melhor amigo de carne e osso que era o Mauro , de seu amigo verdadeiro e fiel que ele era.

    Capitulo 7

    1-Por seu relacionamento com seus pais, que estava bom ,por eles estarem se entendendo bem, e pela carta que Mauro ,lhe contando sobre seu, relacionamento com seus pais e suas safadezas na internet com as meninas como seu (namoro virtual) .

    2-Estranha, muito estranha a carta de Mauro eu me assustei realmente .Pois ele nem conversava direito com as pessoas ,ele não se expressava muito e de repente ele se apaixona por Raquel, e expressa muitos sentimentos de uma só vez . Como a saudade que sentia de seus pais, que estavam no Rio de Janeiro e agora por causa desta pane geral demoraria mais para eles voltarem.


    Maurício .F .B 8 série A

    ResponderExcluir
  14. CAPÍTULO 5

    1)"Continuo em frente ao computador, digitando feito louco. Estou aqui há três horas, escrevendo num word estéril, falando com as paredes."
    "Se eu tiver coragem, talvez no final imprima
    e vá atrás de uma lan-house em busca de espaço na parede."
    "No começo, ela cobrava uma diária de três reais. Seu blog ficava na parede por doze horas. Mas isso não funcionou."

    CAPÍTULO 6

    1) As pessoas se reuniam na casa de Danilo todos os dias nos mesmo horários para trocarem informações e discutirem sobre diversos assuntos. À princípio essa idéia amenizava um pouco a situação pois reuniam as pessoas, fazendo com que elas se conhecessem melhor.

    2)a) Parecia ser uma familia meio "desligada", pois os pais de Mauro nunca estavam e casa, a irmã dele sempre estava com o namorado e com os amigos e Mauro sempre em seu quarto 24 horas por dia na frente do computador, isolado da realidade!

    2)b) Mauro, parecia nem se importar com a situação pois o que realmente importa para ele são seus jogos e nada mais.

    3) Pois Danilo comunica-se apenas através de seu computador, fazendo assim, com que ele fique desligado do mundo, dos seus familiares, dos amigos, enfim, da realidade ao seu redor.

    4) Já que Danilo estava sem internet, sem celular, desconectado de seus amigos, resolveu ir a casa de Mauro pois precisava desabafar sobre o acontecimento e conversar com seu amigo.
    (coisas de emo) kkk

    CAPÍTULO 7

    1) O fato de Danilo começar a ter um maior contato com os pais e a carta de Mauro que deixou o Danilo indignado.

    2) haha a carta do Mauro foi maior comédia, a menina devia ser muito animada pra ficar mostrando os peitos pra um nerd ! mais ta valendo. Não sei quem gostou mais, Danilo pelo fato de ler a carta daquela maneira ou mauro de ter escrito daquele jeito.

    João Lucas Villa Real - 8ª A - Nº 18

    ResponderExcluir
  15. Capitulo 5
    Em relação a Danilo mesmo no começo do livro ele conta “Continuo na frente do computador, digitando feito louco. Estou aqui há três horas, escrevendo num Word estéril”
    “No começo, deixava MSN, email, tudo aberto. Tinha esperança. Hoje abri só o maldito Word, esse deserto solitário. A cada letrinha que coloco na tela, me sinto um pouco menos sozinho.”
    “É isso que elas viraram: entrepostos de blogueiros desconectados, ilhas de comunicação num mundo debilitado.”
    “Seu bolg ficava na parede por doze horas. Mas isso não funcionou. Logo perceberam que é muito tempo para um blog ficar ali, sem atualização, durante doze horas direto, ocupando espaço enquanto uma fila de pessoas quer “postar” desesperadamente. Agora cobram a hora.”
    “o primeiro que leio é de uma menina que não consegue mais falar com sua melhor amiga virtual. Não sabe onde ela mora, não tem seu telefone, nem mesmo seu nome completo. As duas têm oito anos de idade. Ela assina como Carol. Só. Carol que procura desesperadamente por Tati.”
    Dá para perceber que as pessoas têm uma necessidade de informações, de opiniões diferentes, de comunicação, mas de uma forma que elas possam interagir, porque na TV, rádio você recebe informações, opiniões... Mas não pode interagir com aquilo não pode de certa forma, expressar o que pensa sobre aquilo.
    Além de amizades que você forma no mundo virtual, com Carol que não tinha como se comunicar com sua melhor amiga Tati.
    Capitulo 6
    1- Os “adultos” resolveram se encontrar todos os dias na casa da mãe de Danilo que certamente é dele também, pra conversarem, trocar idéias. Não resolveria a situação, mas é uma forma mais pessoal de se comunicar, porque as vezes você quer dar um aviso, conversar um pouco só com a pessoa e você precisa ir até a casa dela pra conversar, dá muito trabalho.
    2- a) A família de Mauro parece que todos são muito distantes, a irmã está sempre entre o namorado e amigos, Mauro está sempre no computador, e a única vez que Danilo viu os “supostos” pais de Mauro é em um porta retrato.
    b) Na opinião de Danilo ele nem está ligando, é como se nada o afetasse, ele até acha Mauro mais independente por aquilo não estar mudando em nada na sua vida.
    3- Ele disse isso porque na maior parte das coisas que eu ele gostaria de falar sobre alguém ou para alguém ele não faz, como chegar até Duna e falar com ela, também falar com Mauro e dizer o que ele sente falta dele e tals.
    4 – Ele se sentiu chateado com ele mesmo e com Mauro, porque ele queria ter algum amigo que tratasse ele com um real amigo, conversasse, soubesse como ele estava. Como Danilo também queria dizer o que Mauro representa pra ele, só que não cria coragem suficiente, e continua naquele mesmo esquema de sempre.
    Capitulo 7 –
    1- Sim, porque Danilo passa a conversar todas as manhãs com seus pais, e também Mauro manda uma carta de dez páginas para seu amigo Danilo contando vários fatos que aconteceram depois que ele foi embora de sua casa naquele dia. Danilo fica muito eufórico ao ler a carta, a final, o que ele queria era mais contato com Mauro.
    2- Ta, vou ser sincera, achei a carta bem “pornô” mas tudo bem, fiquei de cara ao pensar de como tem gente que tem coragem de mostrar tudo para alguém que nunca viu pessoalmente, nossa senhora dá até um negócio ruim só de pensar.

    Nome: Lívia C. da Fonseca nº:22 Série: 8ªA

    ResponderExcluir
  16. cap-5
    1-"É isso o que elas viraram: entrepostos de blogueiros desconectados, ilhas de comunicação em um mundo debilitado""No começo, ela cobrava uma diária de três reais. Seu blog ficava na parede por doze horas. Mas isso não funcionou. Logo percebram que é muito tempo para um blog ficar ali, sem atualização, durante doze horas direto; ocupando espaço enquanto uma fila de pessoas quer "postar" desesperadamente".
    As pessoas estao apegada a coisas materias e quando perde ficam desesperadas para arrumar algo que substitua.
    cap-6
    1- Uma reuniao todos os dias para colocar o assunto em dia sobre noticias, prolemas, acontecido e muitos outros assuntos. Essa reuniao iria durar pouco tempo pois as pessoas nao iriam fazer mais tanta questao de comparecer, e com a volta da internet elas preferiam conversar por sites de bate papo.
    2-
    a-Uma familha desunida que nao faz questao de estar juntos, os pais nunca estao em casa na compania dos filhos , a irma sempre esta com o namorado ou festando com as amigas e Mauro sempre trancado noi quarto.
    b-Mauro se esconde no quarto nao querendo saber do mundo e seus problemas, assim o computador supri a alsencia da familha.
    3-Danilo faz um exageiro em comparar a falta de comunicaçao virtual com a deficiencia, pois sem a internet, era a mesma coisa de ficar mudo para ele.
    4-Danilo sente falta de conversar com os amigos e para ele aguenta fica sem internet ele presisava de um amigo presente, real. Assim ele ficou mais amigo de Mauro sabendo de sua familha seu amor, ali Danilo comessou uma de suas melhores amisade.
    cap-7
    1-Por Danilo descobrir seu vicio da internet, e sua confusao amorosa e falta de amigo para converssar(ate achar Mauro)por outro lado nao pois tem um maior contato com os pais, arrumou um amigo de verdade e descobril que a internet nao e tudo.
    2-Mauro presisava de alguem para converssar entao Danilo foi o unico amigo que ele arrumou,
    o ocorrido foi um grande salto para um menino timido que so fica no quarto jogando joguinhos, com problemas familhares.
    Um Mauro e muito corajoso para contar uma coisa muito intima pois Danilo podia espalhar para o colegioa inteiro.

    ResponderExcluir
  17. Capítulo 5:

    1) "Se eu tiver coragem, talvez no final imprima e vá atrás de uma lan house, em busca de um espaço na parede."
    "É isso que elas viraram: entrepostos de blogueiros desconectados, ilhas de comunicação num mundo debilitado. Você simplesmente entrega se "blog" dentro de um envelope com um bilhete especificando se autoriza a publicação dos comentários ou se deseja aprová-los primeiro. Os comentários chegam por meio de bloquinhos de post-it que, no caso de blogs de comentários livres, você simplesmente gruda abaixo do "post". No caso de blogs com autorização prévia, você deixa seu comentário no balcão, para que ele seja encaminhado para o autor do blog. Dadas as circunstâncias, a maioria das pessoas simplesmente liberou comentários."

    Capítulo 6:

    1) Os adultos se encontram diariamente na casa de Danilo, sempre no mesmo horário, para conversarem. Não resolveria a falta de telefones, porque se houvesse uma emergência ou imprevisto, demoraria muito até encontrar a pessoa com quem deseja falar.

    2)a) A família de Mauro parece estar enfrentando problemas. Ninguém se comunica, os pais nem estão em casa. Sua irmã fica com o namorado e as amigas. Mauro fica isolado no seu quarto, esperando o tempo passar na frente do computador, jogando seus jogos.

    b) Pelas atitudes de Mauro, parece que ele não foi "afetado" pelo colapso. Ele não muda de expressão nunca, só joga off-line. Danilo só percebe que não é bem assim, quando está indo embora e vê Mauro clicar "enviar/receber".

    3) Só com o colapso, Danilo pôde perceber que na verdade, não se comunicava de verdade. Diálogos reais, com pessoas reais, raramente existiam.

    4) Como Danilo só tinha amigos virtuais, sentia falta de conversar com alguém, principalmente alguém de verdade, fora de rede, o que não acontecia há muito tempo. Depois, Danilo se arrependeu da visita, porque achou que ela não tinha provocado nenhuma reação especial em Mauro, e porque se sentia envergonhado ao conversar com pessoas de verdade.

    Capítulo 7:

    1) Primeiro, por Danilo finalmente conversar abertamente com seus pais, que sempre foram tão distantes, e segundo, por receber a carta de Mauro que o deixou impressionado, pois nunca pensou que Mauro confiasse tanto assim nele.

    2) Achei um absurdo Raquel fazer aquilo com Mauro. Ela é realmente muito corajosa. Mas, na verdade fiquei mesmo é com pena de Mauro. Raquel fazia com ele o que queria, nem conversar com ela ele podia. Mauro passava as noites acordado enquanto ela dormia. Isso deixa a impressão de que ela estava se aproveitando dos sentimentos de Mauro.

    Ana Paula Pastuch, 8ª A, Nº 03.

    ResponderExcluir
  18. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  19. CAPÍTULO 5

    1- "Continuo em frente ao computador, digitando feito louco. Estou aqui há três horas, escrevendo num word estéril, falando com as paredes..."
    " De uma hora para a outra o lugar ficou lotado. Todos querem saber a que horas vai ter espaço disponível na parede."

    CAPÍTULO 6

    1- A solução que eles encontraram foi fazer reuniões na casa dele, onde as pessoas ficam horas e horas conversando, trocando informações. Todos os dias. Eu achei muito legal essas reuniões e eu acho que pode funcionar perfeitamente, porque pode aproximar mais as pessoas, e é bem mais divertido.

    2-a)A família de Mauro é normal com uma irmã que fica na sala com o namorado, faz festas, os pais de Mauro parecem não ter muita comunicação com ele, então talvez seja por isso que ele só fica no computador.

    b) Mauro parece não estar sofrendo tanto com a falta de internet e telefonia, talvez porque ele tem seu joguinhos no computador que não precisa da internet.

    3- Danilo diz isso porque com o colapso ele esta tendo mais tempo para refletir, foi nesse trecho que ele percebe como está afastado no mundo real, e que apesar de tem duzentos amigos virtuais, eles nem estão ligando para o que está acontecendo com ele.

    4- Danilo tinha que conversar com alguém a respeito do que estava acontecendo, do que estava sentindo e muito mais, mas ele percebe que a unica pessoa que ele tem pra conversar é Mauro que também não é muito de falar.

    CAPÍTULO 7

    1- Este capítulo mostra que os pais de Danilo estão tentando ter uma aproximação com ele, indo no quarto dele conversar, contando pra ele acordar, e ele tentam melhorar a relação de pais e filho. E devido esse comunicação que foi dado o título de "Contato".

    2- Eu acho que Mauro também se tocou de como estava sendo "duro" com Danilo e percebeu que isto estava afetando sua amizade, então resolveu escrever uma carta para Danilo contando alguma novidade.

    Aluna: Denise Shiki
    Série: 8ªA

    ResponderExcluir
  20. Capítulo 5- "Sendo que não há nada mais constrangedor que ler o blog tendo o autor ali, vendo que você está no blog dele." , "Na verdade eu não sei o que é pior: ler o blog de alguém na cara da pessoa ou ver a cara das pessoas que leem seu blog." e "Se eu tiver coragem, talvez no final imprima e vá atrás de uma lan-house em busca de espaço na parede." A minha opinião é que, os internautas de forma geral, tem maior facilidade de se comunicar virtualmente do que se comunicar pessoalmente.

    Capítulo 6 - Número:1
    Eles fazem "reuniões" na casa de Danilo. Para mim essa idéia foi uma ótima maneira de vencer a situação que eles estavam passando.

    Número:2
    Letra A)Ele tem uma irmã, e seus pais q parecem nao dar atenção a ele, provavelmente um dos motivos para o Mauro ficar direto no computador.

    Letra B) Ele está infretando aparentemente a situação de forma tranquila, sem demonstrar nenhum desequlibrio pisicológico.

    Número: 3
    Nesse trecho, Danilo começa a se reconhecer no mundo real, e reconhece tambem, q está muito dependente da internet.

    Número: 4
    Danilo, começa a ficar carente, e precisa de alguem para desabafar, começa a expor seus sentimentos.

    Capítulo: 7

    Número 1 : O fato dos pais do Danilo começarem a conversar com ele, e da carta do Mauro para o Danilo.

    Número 2 : Foi uma grande surpreza para o Danilo e tambem para mim, Danilo percebeu q Mauro nao era só aqele viciado em computador, mas sim uma pessoa que, mostrou seus sentimentos naquela carta.


    João Victor S. da Silva N° 15 8ª C

    ResponderExcluir
  21. CAPÍTULO 5

    ''É isso o que elas viraram: entrepostos de blogueiros desconectados, ilhas de comunicação num mundo debilitado.
    Então você nunca sabe se o autor do blog que você está lendo está parado bem do seu lado, sendo que não existe nada mais constrangedor que ler um ''blog'' tendo o autor ali, vendo que você está no blog dele. Na verdade eu não sei o que é pior: ler o blog de alguém na cara da pessoa ou ver a cara das pessoas que leem o seu blog.''
    Eu acho que isso mostra que são muito apegados a internet e quando ficam sem acabam ficando desesperados. E querem saber o que as outras pessoas acham também das coisas que estão acontecendo.
    CAPÍTULO 6

    1- A solução foi que os amigos da mãe de Danilo faziam reuniões todos os dias e passavam muitas horas trocando informações, compartilhavam coisas. Pode até ajudar pois assim há mais comunicação e entretenimento e destrui barreiras virtuais, até que é legal sim.

    2-a)É bem cada um no seu canto, uma família normal, só que Mauro não tem muito contato com o seus pais acho que talves por isso passa a maioria do tempo no computador jogando, e sua irmã fica na sala com o namorado e as amigas.

    b)Mauro é aparentemente independente não demonstra muito seus sentimentos, prefere passar seu tempo jogando.

    3-Porque Danilo nunca foi muito de expressar seus sentimentos á família ou a seus amigos, nunca soube mostrar suas próprias opiniões ou questionar certas coisas.

    4- Danilo está precisando de alguém para contar o que está sentido ou que está acontecendo, talves esteja carente, aflito sobre o colapso que está ocorrendo, Mauro também começou a perceber que ficar só jogando não irá preenche-lo.
    CAPÍTULO 7

    1-Que os pais de Danilo estão conversando com ele dando mais atenção, e a carta que recebeu de seu amigo meio que ''distante'' Mauro.

    2- É foi bem né...!Mais achei legal, divertido, primeiro porquê Mauro tinha se apaixonado, sei lá né ele que só vivia jogando no computador, e ainda ir atrás de Danilo e escrever que presentiu que talves ele não voltaria, e também ter mostrado seu lado mais sensível, talves por seus pais não estarem mais presentes.

    Daniela nº 10
    8ªA

    ResponderExcluir
  22. ta falando q a pessoa q tem o blog q vc esta lendo pode estar do seu lado sem vc saber as pessoas querem postar cuisas so para ficarem inportante etc

    ResponderExcluir
  23. Capitulo 5

    1)"Se eu tiver coragem, talvez no final imprima
    e vá atrás de uma lan-house em busca de espaço na parede" , "No começo, ela cobrava uma diária de três reais. Seu blog ficava na parede por doze horas. Mas isso não funcionou. Logo per cebram que é muito tempo para um blog ficar ali, sem atualização, durante doze horas direto; ocupando espaço enquanto uma fila de pessoas quer "postar" "desesperadamente"
    Este parágrafo decreve muito bem como as pessoas começam a agir por ficar sem internet e agora as "lan houses" que antes serviam para o uso de computadores, são apenas paredes que servem para "colar os blogs".Eu acho que as pessoas deveriam depender menos da internet por que em um colapso muitas pessoas seriam afetadas

    Capitulo 6

    1)Eles formaram uma "comunidade" para que todos compartilhassem o que possuiam durante o colapso e conversavam sobre diversos assuntos. Provavelmente resolveria, pois havia o diálogo entre eles pessoalmente e não por telefone, celular ou computador.

    2)

    A)A família de Mauro não parece ser muito unida, porque sempre que Danilo visitava Mauro ele via a irmã dele sentada no sofa com o namorado e nem via os pais de Mauro, porque este nem falava apenas jogava em seu computador

    B)Mauro é o tipo de pessoa que não se abala facilmente, o que pode comprovar isso é o fato de o colapso não ter feito muita diferença em sua rotina, embora ele mantesse um "namoro" virtual com Raquel

    3)Danilo se considerava mudo porque o contato que ele fazia com as pessoas era feito por internet ou telefone, e apartir desses fatos ele percebeu que só é uma pessoa comunicativa por internet, que só tinha um amigo com que realmente podia conversar ou contar nas horas mais difíceis.

    4)Danilo começa a ficar solitário e precisando de alguém que ele possa conversar sobre qualquer assunto, alguém que goste de sua presença e demonstre isso, esse tipo de coisa ele não pode conversar com Mauro porque o mesmo apenas joga em seu computador, não faz mais nada praticamente

    Capitulo 7

    1)Primeiramente por seus pais entrerem no quarto de Danilo para conversar com ele, o que para sua rotina era extremamente estranho
    e também porque neste capitulo Mauro deixa uma carta na casa de Danilo dizendo que o seguiu após ele ter ido embora pois não sabia onde ele morava, e nessa carta Mauro também esxpõe seus sentimentos dizendo que tinha um "namoro" virtual com Raquel, colega de ambos, algo também muito estranho para vir do Mauro

    2)A carta realmente surpreende, foi algo bem imprevisível, porque pelo que havia sido descrito sobre Mauro até então era improvavel que ele escrevesse essa carta expondo seus sentimentos para seu amigo, sobre seu relacionamento com Raquel, com quem conversava até altas horas da madrugada e para isso tinha até que tomar energéticos kkk

    Vitor Keisi 8ºC
    Nº30

    ResponderExcluir
  24. Cap. 5
    “Se eu tiver coragem, talvez no final imprima”.
    e vá atrás de uma lan-house em busca de espaço na parede"
    "Logo perceberam que é muito tempo para um blog ficar ali, sem atualização, durante doze horas direto"
    Eu acho que tais comportamentos são absurdos, é tudo um bando de nerd que quase morrem por uma falta de internet.

    Cap6.

    1-Formar reuniões em casas para 'compartilhar' seus suprimentos.

    2-A-Não tem muitos detalhes da família do Mauro, mas pelo que pouco fala percebe-se que não é uma família muito estável.
    B-Não parece estar muito chocado até enviar a carta para Danilo, que depois Mauro parece estar quase morrendo.

    3-Danilo não é aquela pessoa que gosta de conversar, então ele se compara a São Zacarias, ele imagina que o velinho era igual a ele.

    4-Essa parte do livro mostra a parte carente de Danilo, e ele precisa de alguém para desabafar e seu único amigo de verdade é Mauro.

    Cap7.

    1-Essa é a primeira vez que Danilo conversa com seus pais, e finalmente tem sua conversa com Duna.

    2-Eu não esperava uma carta dessas vindo do Mauro, parece que esta tudo normal quando Danilo entra no quarto, mas na carta ele mostra o que ele esta sentindo mesmo.



    José Victor Roverato Moura 8ªC N°16

    ResponderExcluir
  25. Capítulo 5

    "Se eu tiver coragem, talvez no final imprima
    e vá atrás de uma lan-house em busca de espaço na parede" , "No começo, ela cobrava uma diária de três reais. Seu blog ficava na parede por doze horas. Mas isso não funcionou. Logo percebram que é muito tempo para um blog ficar ali, sem atualização, durante doze horas direto; ocupando espaço enquanto uma fila de pessoas quer "postar" desesperadamente"

    1)esses trechos eu acho que são os que mais descrevem essa "pane" nos meios de comunicações..porque mostra até que ponto as pessoas chegam pela falta da internet: postar um "blog" numa parede de lan house e ainda pagar a cada hora pela permanência deste naquele local para ser divulgado..e não eram poucas pessoas,estava lotado(com fila até).

    Capítulo 6

    1)Eles se reúnem diariamente em um mesmo horário (as 6 da tarde na casa de danilo)para trocar informações.Essa idéia é o melhor meio no momento das pessoas se comunicarem (com essa "pane"),mas acho que não dá muito certo para todas as pessoas,porque tem pessoas de longe..como elas vão se comunicar??não tem como.Mas eles estão fazendo o que está no alcançe deles no momento.

    2)a)A família de mauro não é muito presente na história,pelo que dá par perceber é que é uma família que está passando por certos conflitos e por isso que Mauro fica sempre no computador,isolado do "mundo"..já sua irmã,ao contrário,ela sempre faz festas,fica com o namorado e com as amigas na sala..

    b)Mauro é um tipo de menino que pode acontecer tudo lá fora que ele não liga;para ele só os seus jogos o mantém entertido,não liga para o que está acontecendo,até esse capítulo ele quase não fala,não mostra muito seus sentimentos...

    3)Ele cita que foi "mudo",mas não no sentido de não se comunicar,ele se comunicava,e muito,mas com amigos da internet e não pessoalmente como a maioria das pessoas..Ele não estava participando muito do mundo "real".

    4)Mostra que ele percebeu que fazia parte do mundo real,só não sabia utilizá-lo,mas então sentio falta do mundo "real"..não o da internet!Aí que ele foi na casa do Mauro e percebeu que é legal o mundo "real",mas estava ainda no princípio;estava com medo do que falaria,não tinha idéia do assunto para puchar conversa e estava perdido!!

    Capítulo 7

    1)Pelos pais começarem a ir conversar com ele (isso que antes raramente ocorria) dirretamente sobre assuntos esquisitos..e pelo "dialogo" pela carta com o Mauro..pois pensava que ele era tipo meio tímido,na dele.

    2)Foi bem chocante pois a idéia que possuia do Mauro era de um menino que ficava na dele,sempre em frente ao computador,desligado do mundo,mas nessa carta ficou sabendo que Mauro seguiu ele,gostava de uma menina da internet..e se interresou por ter uma conversa com ele!

    Letícia 8c
    número 21

    ResponderExcluir
  26. CAP5:::
    "Sendo que não há nada mais constrangedor que ler o blog tendo o autor ali, vendo que você está no blog dele." , "Na verdade eu não sei o que é pior: ler o blog de alguém na cara da pessoa ou ver a cara das pessoas que leem seu blog." Eu acho que as pessoas que vivem somente da internet, e que nao saem de casa para fazer amigos, nao consegem conversar direito coms as outras pessoas e tambem com as pessosa que eles comversam pela internet
    CAP6:::
    1) )Eles fizeram uma comunidade para que todos compartilhassem o que possuiam durante o colapso e conversavam sobre todos os assuntos que presisavam falar. Resolve muito, porque eles conseguem se comunicar pssoalmente e sem presisar de aparelhos.
    2)a )A familha e bem esquisita sempre que Danilo visitava Mauro, a irmã dele sentada no sofa com o namorado e nem via os pais de Mauro
    2)b) Ele leva a vida normalmente, sem se importar com o que acontece lá fora. Com seus inúmeros jogos em seu computador, e a pouquíssima conversa que tinha com seus amigos,
    3) ) Só com o colapso, Danilo pôde perceber que na verdade, não se comunicava de verdade.
    4) ) Ele ficava o dia inteiro na internet e com o colapso ele ficou mais tempo em casa e assim arranjou tempo para ir a casa do Mauro, e ele percebe que a unica pessoa que ele tem pra conversar é Mauro que naum falava muito
    CAP7:::
    1) ) Por Danilo finalmente conversar abertamente com seus pais, que sempre foram tão distantes, por receber a carta de Mauro que o deixou impressionado
    2) ) Danilo percebeu que Mauro nao era só aquele viciado em computador, mas sim uma pessoa que, mostrou seus sentimentos naquela carta.
    }}}}}}}}}} DANILO MACOPPI, n°4, 8ª C {{{{{{{{{{

    ResponderExcluir
  27. Capítulo 5 - As pessoas pagavam por hora, apenas por um papel colado na parede, onde muitas pessoas "viciadas" em internet liam, e olha que não são poucas.

    Capitulo 6 - 1) Eles se reúnem as 6 da tarde diariamente na casa do Danilo, para trocar noticias e informações, é o melhor jeito que as pessoas possam se cominucarem

    2)a)A família do Mauro nao apareçe quase na historia, dá para perceber que a família dele está passando difilcudades. Mauro fica sempre sozinho no computador

    b)mauro é o tipo de menino que tá nem ai para as coisas, tudo que ele mais quer fazer é ficar jogando computador

    3)Ele só se comunicava com os amigos virtuais dele, mas pessoalmente nem tanto

    4)mauro se tocou que o mundo fora do virtual era bom, e ele nao sabia utiliza-lo

    Capítulo 7 - 1)Porque os pais dele comesaram a conversa com ele, isso quase nem acontecia sobre assuntos estranhos

    Matheus Fernandes 8c nº 25

    ResponderExcluir
  28. Antonio Matheus Cardoso de Almeida.
    Nº03.
    8ªB.

    Capitulo 5.

    "Se eu tiver coragem, talvez no final imprima
    e vá atrás de uma lan-house em busca de espaço na parede", "No começo, ela cobrava uma diária de três reais. Seu blog ficava na parede por doze horas. Mas isso não funcionou. Logo percebram que é muito tempo para um blog ficar ali, sem atualização, durante doze horas direto; ocupando espaço enquanto uma fila de pessoas quer "postar" desesperadamente", "O primeiro que leio é de uma menina que não consegue mais falar com sua melhor amiga virtual. Não sabe onde ela mora, não tem seu telefone, nem mesmo sabe seu nome completo. As duas tem oito anos de idade.(...) Na seção de comentários, tem uma da própria mãe.'Por favor, ajude a Carol. Faça um xerox desse post e leve-o com você. Espalhe esse pedido. Minha filha perdeu a melhor amiga e talvez você possa nos ajudar".
    Eu acho que essa é uma das únicas formas de uma pessoa conseguir se comunicar com os blogueiros, mas eu não acho deveria cobrar pois assim teria muito mais blogs ali, no caso da menina eu acho que ela não deveria colocar ali uma coisa que será impossível de ser encontrão pois ela nem sabe onde aquela menina mora mais eu acho que ela tem esperança que a menina venha justo naquela lan-house.

    Capitulo 6.

    1- A forma que encontraram foi marcar um ponto fixo que na qual foi a casa de Danilo onde se encontravam meio que todos os dias que faziam uma pequena reunião para conversar.
    2- A) A FAMILIA DE Mauro é muito diferente da familia de Mauro pois a casa dele é muito calma não tem nem quase barulho os pais de Mauro parece que quase não falam, Danilo sempre vai lá vê apenas a irmã de Mauro sentada no sofá com seu namorado, seus pais não sabe nada, até mesmo porque Mauro quase não fala.
    B) Esta levando a vida como antes mais tenta mandar e-mails na esperança de conseguir mandar mas fica quase que o dia todo jogando jogos no qual ele tem vários elê nem conversava muito com seus amigos e agora com essa pane ele não fala nada.
    3- Danilo diz ser mudo pois não tem ninguém para conversar pois sua conversas eram paralelas pois eram todas na Internet e com sua família Danilo nem conversa tanto.
    4- Representa que eles são muito amigos mas Mauro não está mostrando isso então Danilo fica muito carente pois não tem Internet, não tem telefone e seu melhor amigo não da nem bola mais para ele por isso ele representa naquela frase de pessoa que está estressada.

    Capitulo 7.

    1- Primeiro é que Danilo esta quase entrando em uma depressão. O segundo é sobre a carta que Mauro mandou para Danilo desabafando tudo.
    2- A carta foi uma bomba para Danilo pois ele não esperava aquela carta e ainda mais com 10 folhas e com todo o desabafo de Mauro, eu não achei que Mauro iria se apaixonar tanto e chegaria a ficar ate as 6 da manhã todos os dias, ele não jogava mais e fazia tudo para impressioná-la. Mauro tinha isso guardado somente para ele e para a Raquel.

    ResponderExcluir
  29. Comentário de Matheus Gabriel 8.ª B
    No capítulo 5 Danilo vai em uma lan house para deixar um "blog", mas ele não tem coragem, então ele encontra um "blog" que se chamava "Zaza Zoo". Então ele lê o blog e acha que tinha sido Duna que havia feito aquele blog. Quando ele tinha acabado de ler o blog, Danilo olhou para traz e viu uma gótica, nisso Danilo pensou que fosse Lady Zaza. Ele foi embora, mas não passou de um quarteirão, Danilo passou no outro lado da rua olhando não na lan ouse mas sim em uma farmácia que havia um espelho na frente, então ele percebeu que Lady Zaza estava olhando para ele. Então ele continua andando. Quando Danilo dobra a esquina não á vê mais. Lady Zaza era a única esperança de Danilo encontrar Duna. se é que ela era mesmo Lady Zaza e se ela tambem conhece Duna. Se fosse ela mesma o que Danilo iria dizer?
    Então ele corre para sua casa como se fosse um fugitivo da polícia

    ResponderExcluir
  30. Matheus Gabriel 8.ª B

    Capítulo 6

    Que os pais de Danilo estão conversando com ele dando mais atenção, e a carta que recebeu de seu amigo meio que ''distante'' Mauro.

    É foi bem ...!Mais achei legal, divertido, primeiro porquê Mauro tinha se apaixonado, sei lá né ele que só vivia jogando no computador, e ainda ir atrás de Danilo e escrever que presentiu que talves ele não voltaria, e também ter mostrado seu lado mais sensível, talves por seus pais não estarem mais presentes.

    ResponderExcluir
  31. Porque finalmente Mauro desabafa com Danilo, mandando uma carta bombástica, e antes de ler, estava finalmente conversando com seus pais (Danilo) juntos.
    Realmente foi bombástica, não por ele ter seguido Danilo, e sim pelas outras revelações. A primeira, é que Mauro estava apaixonado. Era difícil de acreditar, pois do jeito que ele ficava só no computador, parecia que ele nem pensava em arranjar uma garota. Mas ele estava apaixonado mesmo. Era por Raquel, uma menina que ele admirava muito os seios (parei) e que ficavam toda hora conversando. Mauro estava "hipnotizado" pela garota, mas não era muito improvável que a garota só queria provocar o garoto, pelo fato de ela terminar com ele se eles se conhecerem pessoalmente, entre outros. Outro espanto era que Mauro era sensível e se importava de verdade com seus pais, que viajaram para Rio de Janeiro e não voltaram mais depois do calapso. Ele estava preocupado e chorava à noite. Chorar pelos seus pais... Realmente Mauro tinha uma realidade escondida e super diferente.

    ResponderExcluir
  32. Capítulo 5

    ‘Tinha esperança. Hoje abri ó o Word, esse deserto solitário. “A cada letrinha que coloco na tela, me sinto um pouco menos sozinho.”

    Capítulo 6

    1- Eles se encontravam diariamente, todo dia às seis da tarde, para trocar informações. Acho que não, porque eles não poderiam fazer nada além de conversar, não traria a rede de comunicações de volta.
    2- A. Mauro tem uma irmã chamada Camila, mas sempre que Danilo ia visitá-lo seus pais não estavam só teve uma vez que ele viu um porta-retratos deles em uma mesinha.
    B. Ele não esta sofrendo, pois nunca foi de jogar on-line e possui vários CDS de jogos.

    3-Danilo não conversa pessoalmente com seus amigos regularmente, às vezes é só um “oi” ou “valou”, na maioria das vezes é mais por computador, mais agora com o colapso ficou ainda mais difícil.

    4-que Danilo precisava de alguém para conversar e saber se o único amigo de carne e osso estava passando por tudo o que ele estava vivendo .

    Capítulo 7

    1-Pelo fato de seus pais estarem quase todos os dias em seu quarto e por receber uma carta de Mauro.

    2-Foi um desabafo, Mauro contou tudo que estava acontecendo em sua vida para Danilo, acho que era justamente o que ele queria ouvir de seu único amigo.

    ResponderExcluir
  33. Capítulo 5-
    "No começo, deixava MSN, email, tudo aberto.Tinha esperança. Hoje abri só o maldito word, esse deserto solitário. A cada letrinha que coloco na tela, me sinto um pouco menos sozinho."

    Capítulo 6-
    1- Vão criando comunidades para compartilhar suas idéias e expressar suas opiniões, no texto fala apenas das reuniões na casa de Danilo.

    2- a) Ele não vê os pais de Mauro, mas toda vez que vai à casa dele vê a irmã dele e o namorado dela no sofá, e Mauro sempre no pc jogando.
    b) Ele é do tipo de pessoa que não se abala, seu humor está sempre o mesmo e não é muito de falar, não liga pro colapso, pois tem seus jogos pra passar o tempo.

    3- Ele na vida real ele é um mudo, pois praticamente sua vida é virtual, e só nisso que ele é legal, fala bastante e é bem autêntico.

    4- Ele esta carente em meio a esse colapso, sem seu mundo virtual o que ele busca agora são pessoas reais, que no caso foi procurar seu amigo Mauro, e quando ele foi procurá-lo, queria que essa visita significasse algo para ele, que ele pudesse contar com Mauro pra desabafar.

    Capítulo 7-
    1- Por causa de seus pais que começaram a falar mais com ele, pois o colapso os deixou menos ocupados, assim podem dar atenção a ele.
    O segundo motivo é porque Mauro escreve uma carta para Danilo falando de sua vida.

    2- Foi surpreendente ver que Mauro mandou essa carta para Danilo, contando seus sentimentos, que ele gostava de uma menina que conhecera na internet, contou também de seus pais, onde estavam, e realmente expôs seus sentimentos ali naquela carta, mostrando um lado seu que, até então, estava escondido.



    Samuel souza Koch nº 31
    8ª B

    ResponderExcluir
  34. Caio 8ª B

    Cap 5
    1)
    "Se eu tiver coragem, talvez no final imprima
    e vá atrás de uma lan-house em busca de espaço na parede" , "No começo, ela cobrava uma diária de três reais. Seu blog ficava na parede por doze horas. Mas isso não funcionou. Logo percebram que é muito tempo para um blog ficar ali, sem atualização, durante doze horas direto; ocupando espaço enquanto uma fila de pessoas quer "postar" desesperadamente"

    Cap 6
    1) formar reuniões na casa dos outros, vizinhos ou parentes para compartilhar o que possuiam.

    2)a) A família de Mauro não parece ser muito unida, porque sempre que Danilo visitava Mauro ele via a irmã dele sentada no sofa com o namorado e nem via os pais de Mauro, porque este nem falava apenas jogava em seu computador
    b)Mauro é aparentemente independente não demonstra muito seus sentimentos, prefere passar seu tempo jogando.

    3) Pois ele raramente mostrava seus sentimentos, era quieto e não falava muito, pelo menos na vida real, porque na vida virtual dele era diferente.

    4) Em meio ao colapso ele estava sozinho, precisava de um amigo para desabafar e para se divertir, conversar, principalmente naquele momento.

    Cap 7-
    1- Seus pais começaram a ter mais contato com ele e por causa da carta de Mauro.
    2- Foi de surpresa, eu não esperava isso.Mauro não aparentava ser uma pessoa desse tipo,que é descrivida na carta, e nessa carta ele demonstra seus sentimentos, como ele se sentia em relação aos seus pais e a garota que ele gostava.

    Caio 8ª B

    ResponderExcluir